
Muitas vezes não temos consciência do que dói, do que nos traumatizou, da percepção que nos veio em determinada fase da vida e que de certa forma congelou nosso caminhar.
Mas, algumas dores, fatos, questões, conflitos, traumas, desafios que nos marcaram, temos total consciência…e que rodam em nossa mente todos os dias, como uma programação, além de serem constantes gatilhos emocionais acionados todos os dias.
O perdoar, da forma como nos foi ensinado, é um caminho altruísta. Poucos conseguem perdoar e não olhar mais para o que dói. Outros dizem…”Eu perdoei, mas não esqueci”.
Mas como funciona este caminho na sistêmica, na sessão de constelação familiar? O que é o perdão sistêmico?
Diante do que é desafiador esquecer, levamos o constelando ao lugar de “Eu reconheço o quanto você foi importante para mim”….e que lugar é esse?
Antes do abuso, da traição, da mentira, da decepção, da frustração, da desilusão, existia um lugar seu, leve, puro, de amor e confiança pela pessoa oposta, que causou toda a questão em tela…e é para esse lugar que você deve voltar…relembrar quem você era antes do ocorrido.
Esse movimento, e que muitas vezes exige uma condução pelo terapeuta, traz uma sensação incrível, um afrouxamento da questão, o seu coração automaticamente esvazia e alivia o peso da angústia, da raiva, da culpa, do ressentimento.
Te convido a sentar em um lugar tranquilo, relaxar seus ombros, respirar mais profundo e fechar seus olhos…ir para esse lugar…um lugar interno anterior ao que te aconteceu…e reconhecer que, antes de todos os sentimentos ruins e pesados que rodam na sua cabeça…existia um lugar de paz interna…só seu.
Para muitas questões, não é um movimento tão simples…você precisará de ajuda para chegar lá.
Mas, é deste lugar interno, somente seu, você conseguirá entregar o peso da traição, do abuso, da mentira, da desilusão com quem, de fato, deve ficar, o autor.
Assim funciona o perdão sistêmico.
Um segundo passo é você descobrir porque atraiu esse tipo de situação.
Link na bio para agendar Leitura de Mapa Astrológico o sessão de Constelação Familiar.
Gabriela